Abra a cabeça!!!!!!!!

Abra a cabeça!!!!!!!!
"Se a única ferramenta que temos é um martelo, todo problema será reduzido a prego"

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

PARA VÁRIOS NÍVEIS - O DIAMANTE, CONTO HINDU

Retirado do livro "Paz, como se faz? - semeando a cultura de paz nas escolas , editora Pallas Atenas - Lia Diskin e Laura Gorresion Roizmann


O Diamante
Conto hindu publicado em Filosofia para crianças e adolescentes,
de Maria Luiza S. Teles.


Uma vez um peregrino parou em um bosque, muito perto de
um povoado, e acampou debaixo de uma árvore para passar a noite.
— A pedra, a pedra! Dá-me a pedra preciosa, peregrino
— disse um mercador.
O velho peregrino se levantou, se aproximou do homem que
gritava e lhe disse:
— Que pedra desejas, irmão?
O mercador respondeu:
— A noite passada tive um sonho em que o senhor Shiva me
dizia que, se viesse aqui esta noite, encontraria um peregrino que
me daria uma pedra preciosa que me faria rico para sempre.
O peregrino foi buscar sua bolsa perto do rio e lhe deu a
pedra, dizendo:
— Eu a encontrei em um bosque perto do rio, podes guardá-la.
O mercador guardou a pedra e foi
para casa. Uma vez lá, abriu a mão e…
Oh! Que surpresa! Era um diamante.
Não pôde dormir à noite, dava tantas voltas
na cama quanto em sua cabeça.
Levantou-se ao amanhecer, voltou ao
lugar onde havia deixado o peregrino e lhe disse:
— Dá-me, por favor, a força
que te permitiu desprender-te desta
riqueza com tanta facilidade!

Reflexões propostas
• Qual o principal valor dessa história?
• O que é necessário para que a pessoa possa ser desprendida e
generosa?
• Por que algumas pessoas se apegam tanto às coisas materiais?
• A generosidade pode dar mais sentido à vida?
Mas este homem tão rico, de que me falas,
não morre?

Paz, Força e Alegria!

Nenhum comentário: