Abra a cabeça!!!!!!!!

Abra a cabeça!!!!!!!!
"Se a única ferramenta que temos é um martelo, todo problema será reduzido a prego"

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

INGLÊS/ ENSINO MÉDIO - A ESCOLA É CHATA

PLANO DE AULA - A ESCOLA É CHATA

INÍCIO: Debate com os alunos a partir da pergunta "A escola é chata? Por quê? Como poderia ser diferente?"

APRESENTAÇÃO DO VÍDEO: "A escola é chata" - baseado no material Pedagogia da Diversidade de Mario Aguillar e Rebeca Bize e na experiência da Campanha Educar para a Não-Violência em escolas.




APRESENTAÇÃO DA LETRA DA MÚSICA PRESENTE NO VÍDEO "Another brick in the wall" ( já que a aula é de inglês) pedindo aos alunos que identifiquem os erros gramaticais na letra e interpretem porque os autores decidiram "cantar errado". Existem, é claro, várias outras disciplinas nas quais o vídeo poderia ser aproveitado.

APRESENTAÇÃO DO VIDEOCLIP DA MÚSICA.

DISCUSSÃO DE PROPOSTAS PARA ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS NA ESCOLA.

Comentários: Nas primeiras vezes em que implementei esse plano de aula, a escola passava por uma crise e os alunos ficaram bastante desacreditados em relação á possibilidade de mudança, mas sugeriram a criação de grêmios, cooperativas de trabalho pós-ensino médio e debates. Neste ano, há duas semanas atrás, quando apresentei a aula, as respostas foram bem melhores e os alunos propuseram a criação de um Fórum entre eles para propor mudanças à direção e à coordenação.

Aguardo as experiências de vocês e/ou quais de vocês gostariam de implementar iniciativas em agosto.

Paz, Força e Alegria!
Sabine

Um comentário:

Letrando disse...

Amei o trabalho socio- educativo. Vou usar como plano de aula na escola em que ensino. Obrigado pela contribuição!!!!!!!
Nyce.